JOSÉ EUGÊNIO DE FREITAS LUNGUINHO73699942449 - CNPJ/MF Nº 33.846.695/0001-86

terça-feira, 25 de novembro de 2014

MOSSORÓ/RN: Centro Administrativo recebe novos serviços

Inaugurado há dez dias, o novo Centro Administrativo abriga também o Terminal Rodoviário de Mossoró e passou por reforma para sediar as três instituições. Todos os setores do Detran e da Central do Cidadão estão funcionando de segunda-feira a sábado.

A costureira Zeneide Borges foi uma das usuárias que buscou atendimento no Detran – Foto Wilson Moreno
Francilene Martins
Gerente-geral da Central do Cidadão

A população de Mossoró já está recebendo atendimentos nos órgãos instalados no Centro Administrativo Integrado Diran Ramos do Amaral. Apesar de os servidores ainda estarem se adaptando à nova estrutura, todos os setores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Central do Cidadão estão funcionando de segunda-feira a sábado.
Inaugurado há dez dias, o novo Centro Administrativo abriga também o Terminal Rodoviário de Mossoró e passou por reforma para sediar as três instituições. A reforma foi realizada para atender as necessidades de cada atendimento, oferecer melhores condições de trabalho e mais conforto para a população. O Detran, por exemplo, agora conta com pista para teste prático de carro e moto, além de salas adequadas para a realização do exame oftalmológico e psicoteste.  Para adequar todo o ambiente, o Governo do Estado investiu R$ 11.442.581,01.
A gerente-geral da Central do Cidadão, Francilene Martins, afirmou que os servidores estão empenhados para prestar todos os serviços e pede à população que tenha um pouco de paciência quando solicitarem qualquer atendimento. “Estamos passando pelo período de adaptação e pode surgir algum imprevisto por isso pedimos que a população tenha paciência. Mas todos os serviços já estão funcionando desde a instalação da internet para podermos trabalhar integrados. A estrutura nova é muito boa e ampla, o que permite que o usuário seja bem atendido”, disse a gerente. No bloco da Central do Cidadão, como as demais centrais, funcionam os seguintes órgãos prestando atendimento: Sistema Nacional de Emprego (SINE), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), Companhia de Processamento de Dados do RN (DATANORTE), Agência de Fomento do RN (AGN), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), TRE, Secretaria de Estado da Tributação (SET) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).
A costureira Zeneide Borges buscou atendimento no setor de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e afirmou ter gostado da nova estrutura descrevendo-a como mais confortável, no entanto criticou a demora na espera pelo atendimento e a formação de filas. “O pessoal trabalha muito devagar. Fui procurar um setor aqui para pegar um comprovante e o único funcionário havia saído para tomar café e eu esperei por mais de uma hora até ele voltar. Acho que não deveria ser tanto tempo assim para um café. Precisa haver um pouco mais de organização”, reclamou a usuária.
A formação de filas em alguns setores do Detran é explicada pelo supervisor da 2ª Circunscrição de Trânsito de Mossoró, Osnildo Morais, pelo fato de os serviços do Departamento terem ficado suspensos durante dez dias para a realização da mudança de endereço. “A demanda reprimida está grande devido aos dias de paralisação. Levamos em conta que normalmente o Detran costuma receber um número elevado de usuários todos os dias e com essa paralisação então, ficou muita coisa acumulada, mas a gente espera que nas próximas semanas a situação seja regularizada e contamos com a compreensão das pessoas que procurarem o órgão em busca de atendimento”, solicita o supervisor.
Ele acrescenta ainda que apesar de terem mudado para uma estrutura maior, a quantidade de servidores continua a mesma e insuficiente para atender a demanda sem formação de filas. Osnildo informa ainda que o órgão pretende convocar candidatos aprovados no último concurso realizado em 2010 para amenizar a falta de servidores na autarquia.
O expediente na Central do Cidadão funciona de terça-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, e dia de segunda-feira e aos sábados o horário é das 7h às 12h30. Conforme a gerente Francilene, nas próximas semanas as opções de serviços deverão ser ampliadas com a instalação do Procon Estadual e a emissão de CPF.
Fonte:Jornal Gazeta do Oeste