PAÍS BRASIL

Inscrições para candidatos isentos da taxa do Enem seguem até dia 26

Publicada em 19/09/21 às 19:25h - 656visualizações

por Blog Eugênio Freitas


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Inscrição deve ser feita pela internet  (Foto: Reprodução)

Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram direito à isenção e não compareceram às provas terão nova oportunidade para participar da edição 2021 do exame. As inscrições para estes participantes estão abertas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 26 de setembro.

Esses participantes poderão se inscrever na Página do Participante, no endereço eletrônico do Inep e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar atendimento especializado até 26 de setembro.

A medida beneficia centenas de estudantes, como Diana Alves, que fez sua inscrição no ano passado, mas não foi fazer a prova por se sentir despreparada devido ao conturbado momento social vivido por causa da pandemia de Covid-19. "Com o isolamento social e o medo causado pela pandemia, tive várias crises de ansiedade, o que afetou significativamente o meu rendimento nos estudos, por isso decidi não fazer a prova do Enem 2020", conta.

Ela afirma que está bastante satisfeita em ter uma nova oportunidade de fazer o Enem ainda nesta edição. "Sem a taxa de isenção, não sei se teria condições de fazer a prova ainda nesta edição. Estou muito otimista para fazer a prova. Mesmo com todas as dificuldades do ensino remoto, esse ano consegui render mais no estudo e me sinto preparada para fazer a prova do Enem para tentar concorrer a uma vaga para o curso de Administração", conta.

O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC).

A aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto anteriormente nos editais.

 

Mais de 3 milhões de estudantes já realizaram a inscrição do ENEM

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, 3.109.762 pessoas já tiveram as inscrições confirmadas para o Enem 2021. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). Desse total, 3.040.871 foram inscritos para a versão em papel. Já a modalidade digital, as 101.100 vagas ofertadas não foram preenchidas durante o período de inscrições, das quais foram confirmados 68.891 participantes.

As provas serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. Nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação.

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado com o intuito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19 o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 84080
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2021 - Blog Eugênio Freitas