PAÍS BRASIL

Fábio confirma desistência e facilita definição da oposição

Publicada em 23/02/22 às 08:01h

por Blog Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a notícia Fábio confirma desistência e facilita definição da oposição  Compartilhar a notícia Fábio confirma desistência e facilita definição da oposição  Compartilhar a notícia Fábio confirma desistência e facilita definição da oposição

Link da Notícia:

Fábio confirma desistência e facilita definição da oposição
Fábio Faria relatou a necessidade de permanecer no Ministério para concluir projetos em andamento  (Foto: Reprodução/TRIBUNA DO NORTE)
TRIBUNA DO NORTE

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou ontem a desistência da pré-candidatura a senador. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), que deve concorrer ao Senado com apoio de  Fábio Faria, agradeceu e elogiou a decisão. O anúncio foi feito no dia em que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, estava em Brasília. Ezequiel tem sido incentivado a concorrer na chapa que está em articulação pelos dois ministros para fazer oposição à governadora Fátima Bezerra. Ezequiel se reuniu ontem com Rogério Marinho. 

O ministro das Comunicações apresentou as justificativas de sua decisão de permanecer à frente da pasta e não se lançar pré-candidato a senador da República pelo Rio Grande do Norte, abrindo mão da disputa, nas eleições deste ano, para o seu colega de Esplanada dos Ministérios, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), que agora é filiado ao Partido Liberal (PL), o mesmo partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Fábio Faria disse, em pronunciamento no Palácio do Planalto, logo após ter comunicado sua decisão ao  presidente da República, Jair Bolsonaro, no fim da tarde de ontem, que a motivação foi mais administrativa do que política: “Eu ficava muito preocupado em sair do Ministério agora em março e não conseguir entregar o meu maior legado, que é o 5G funcionando”, disse.

“Nós fizemos o leilão, mas o 5G só vai estar nas 27 capitais em julho, e eu tinha muita vontade de poder visitar essas capitais e apertar o botão ligando o 5G, porque sei o que isso vai impactar a vida das pessoas, eu sei a transformação que isso vai trazer para o país”, afirmou o Fábio Faria.

Faria afirmou, ainda, que se “fosse candidato e saísse antes, estaria pensando só em mim, eu não estava satisfeito com essa minha decisão”.

Ocupante da pasta das Comunicações desde 17 de junho de 2020, Fábio Faria informou, no fim do seu pronunciamento, que voltará a atuar na iniciativa privada, confirmando o que já tinha dito a veículos de imprensa em Natal, de que se não fosse candidato a senador, não seria candidato a governador e nem disputaria a reeleição para deputado estadual, cargo ao qual se deve lançar seu pai, o ex-governador Robinson Faria.

O ministro das Comunicações alegou, ainda, que “tirou um tempo de férias e pensei junto com a minha família, até porque esses dois últimos anos foram anos intensos de trabalho e tomei essa decisão, estou muito tranquilo, porque foi tomada com muito tempo pensando”.

Politicamente, o ministro Fábio Faria deixou claro que “em nenhum momento o presidente Jair Bolsonaro interveio nessa decisão”, pois “todas as vezes que a gente conversou com ele, dizia que “vocês dois têm que se decidir”.

Em seguida, Fábio Faria elogiou o desempenho do  ministro Rogério Marinho à frente da pasta do Desenvolvimento Regional, tendo feito um grande trabalho levando água para a região Nordeste “e eu resolvendo o setor de Telecom, levando internet para as pessoas”.

Semana que vem, Fábio Faria disse que irá a Israel, para conhecer o desenvolvimento de luminárias que já vem com antenas de 5G, que “podem fazer com que as pequenas cidades que só iam receber 5G em 2027 e 2028, possam receber agora, com esse novo produto que estamos desenvolvendo com a Nokia e o governo israelense”.

Além disso, Faria relatou a necessidade de permanecer no Ministério para concluir outros projetos, que “não conseguiria fazer em oito, 16 ou 24 anos como senador, posso conseguir fazer nos próximos meses”.

Finalmente, segundo o ministro, isso pesou muito na hora de tomar essa decisão. “Ficarei como ministro, conversei isso  há 15 dias com o presidente, quando tomei a decisão e depois hoje, quando comuniquei que ia fazer a coletiva, que pretendo concluir a minha missão, depois pretendo voltar pra iniciativa privada, ficar mais perto dos meus filhos, porque fiquei muito distante nesses dois anos e possa acompanhar o crescimento deles e quando a gente pisca e olha, eles já estão maiores do que a gente”.

Rogério Marinho tem encontro com Ezequiel
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), se reuniram ontem em Brasília. Com a desistência do ministro das Comunicações, Fábio Faria, de concorrer a um mandato eletivo neste ano, Rogério Marinho está confirmado como candidato ao Senado pela aliança em articulação com apoio do presidente Jair Bolsonaro e em oposição à governadora Fátima Bezerra. Ezequiel Ferreira vem sendo estimulado a se candidatar, nesta aliança, a governador. 
Reprodução
Ezequiel Ferreira afirmou que tratou da Adutora do Seridó com Rogério Marinho

Ezequiel Ferreira afirmou que tratou da Adutora do Seridó com Rogério Marinho


Ao divulgar a reunião com Rogério Marinho, Ezequiel Ferreira não informou os assuntos políticos e eleitorais que foram tratados. “Estive hoje no Ministério do Desenvolvimento Regional”, disse Ezequiel nas redes sociais. Os deputados estaduais Tomba Farias e Gustavo Carvalho, ambos do PSDB, participaram do encontro.  “Rogério Marinho confirmou o lançamento do edital da obra da Adutora do Seridó”, disse Ezequiel. “Uma obra que levará mais qualidade de vida para as famílias que sofrem constantemente com a escassez de água. Currais Novos vai sediar no próximo mês esse ato importante”, acrescentou o presidente da Assembleia.

“A execução das obras do Sistema Seridó vai abastecer cerca de 280 mil pessoas em 24 municípios da região. O Projeto Seridó, com dez trechos, será executado em duas etapas (Norte e Sul)”, comentou. 

Com a viagem a Brasília acompanhado de outros deputados estaduais tucanos, Ezequiel Ferreira (PSDB) criou a expectativa de que pode definir a composição da chapa majoritária da oposição para enfrentar a futura aliança da situação liderada pela governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições deste ano.

Ezequiel viajou na segunda-feira para a capital do país, onde deve discutir as condições político-partidárias e pode afirmar se aceita ou não ser candidato a governador do Rio Grande do Norte, ao conversar com os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria.

Ontem, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou em uma nota que Ezequiel será candidato a governador na chapa com Rogério Marinho ao Senado. 
Também circularam informações de que ele poderia deixar o anúncio oficial da candidatura para depois do Carnaval, porque prefere antes se reunir com integrantes do PSDB no Estado. 

Repercussão 
Em nota, ontem, Rogério Marinho disse que o ministro das Comunicações, Fábio Faria,  decidiu abrir mão da sua pré-candidatura ao Senado Federal, “pelo nosso Rio Grande do Norte, em prol de um projeto em que juntos vamos levar adiante a mudança necessária na política do estado e garantir a continuidade do trabalho liderado pelo presidente Bolsonaro, que vem transformando o país para melhor”. 

O ministro Rogério Marinho aproveitou para destacar “o trabalho excepcional” que Fábio Faria “está realizando à frente do Ministério das Comunicações, com grandes avanços e entregas, mas ainda com importantes etapas a serem cumpridas”.

Marinho afirmou que “a decisão pela permanência no governo é uma demonstração do seu comprometimento em elevar o Brasil a um novo patamar de conectividade e avanços a partir do 5G”. 

Por fim, Marinho agradeceu “o apoio ao nosso projeto de pré-candidatura ao Senado. Juntos, faremos as ações necessárias para enfrentarmos o pacto de mediocridade que hoje comanda o nosso Rio Grande do Norte”.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 248658
Usuários Online: 31
Copyright (c) 2022 - Blog Eugênio Freitas - FELIZ 2022!