SEAP SOLICITA CONTRATAÇÃO DE 26 POLICIAIS PENAIS COM ‘URGÊNCIA’ NO RN PARA SUPRIR AFASTAMENTOS PELO CORONAVÍRUS

SEAP SOLICITA CONTRATAÇÃO DE 26 POLICIAIS PENAIS COM ‘URGÊNCIA’ NO RN PARA SUPRIR AFASTAMENTOS PELO CORONAVÍRUS

O secretário Pedro Florêncio Filho, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviou um ofício ao Gabinete Civil e à Secretaria de Estado da Administração (Sead) para solicitar a nomeação de 26 policiais penais que são remanescentes do último curso de formação.

De acordo com o documento, essas contratações devem ocorrer “em caráter de urgência”, porque há uma “crescente propagação do vírus (coronavírus) no âmbito do sistema penitenciário do RN, com o afastamento diário de servidores do serviço”. Segundo a pasta, 129 foram afastados do serviço entre casos suspeitos e confirmados do coronavírus.

O texto destaca que essas contratações são necessárias “sob pena de interrupção de serviços essenciais para a manutenção e funcionamento do sistema de segurança pública do RN”.

De acordo com a Seap, atualmente, 28 policiais penais são casos confirmados do coronavírus. Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do RN, pelo menos 25 policiais penais apenas da Penitenciária de Alcaçuz estão com Covid-19.

No documento, o secretário destacou ainda que há 42 cargos vagos no quadro de policiais penais no estado – número maior que o solicitado. Dessa forma, a Seap também reforçou que é necessária a realização do terceiro curso de formação para o preenchimento dessas vagas.

“Ressaltamos que essa providência é essencial para manutenção do quadro de servidores desta secretaria, haja vista que o quantitativo de pedidos de exoneração é significativo e constante em função da natureza especial das atribuições do cargo”, destaca no ofício.

G1/RN