noticias508 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

EM MENOS DE 15 DIAS, LITORAL DO RN REGISTRA MORTES DE 9 TARTARUGAS E 5 GOLFINHOS

Publicada em 07/01/24 às 20:07h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia EM MENOS DE 15 DIAS, LITORAL DO RN REGISTRA MORTES DE 9 TARTARUGAS E 5 GOLFINHOS  Compartilhar a noticia EM MENOS DE 15 DIAS, LITORAL DO RN REGISTRA MORTES DE 9 TARTARUGAS E 5 GOLFINHOS  Compartilhar a noticia EM MENOS DE 15 DIAS, LITORAL DO RN REGISTRA MORTES DE 9 TARTARUGAS E 5 GOLFINHOS

Link da Notícia:

EM MENOS DE 15 DIAS, LITORAL DO RN REGISTRA MORTES DE 9 TARTARUGAS E 5 GOLFINHOS
 (Foto: Golfinho encontrado morto na praia de Graçandu — Foto: Divulgação)

Pelo menos nove tartarugas e cinco golfinhos foram encontrados mortos no litoral do Rio Grande do Norte em menos de 15 dias. O dado é do Projeto Cetáceos, da Universidade Estadual do RN (UERN), que monitora toda a costa potiguar. Outras três tartarugas encalharam e foram resgatadas nesse período.

A maioria das ocorrências foram registradas em praias de Natal e da Região Metropolitana, como Ponta Negra, Búzios, Redinha, Graçandu e Pitangui, e uma outra em Enxu Queimado, na cidade de Pedra Grande.

O número é considerado um “pico anormal”, de acordo com o coordenador do projeto Cetáceos, o biólogo Flávio Lima, mas há justificativas que explicam um aumento desse tipo de episódio neste período do ano.

Segundo Flávio Lima, dois dos motivos que podem ter contribuído para a morte desses animais são: o aumento de lixo no mar e a aproximação de algumas espécies da costa por conta do período reprodutivo.

“É o período reprodutivo para algumas espécies, como para as tartarugas marinhas, que se aproximam mais da costa para reprodução. E há também aumento de pessoas na praia, produzindo, infelizmente, ainda uma grande quantidade de lixo”, explicou.

No sistema digestivo de uma das tartarugas mortas, os veterinários encontraram plásticos e tampinhas de garrafa. “Esse lixo, infelizmente, os animais não destinguem do alimento, como é no caso da tartaruga”, disse.

As ocorrências foram registradas do dia 24 de dezembro até este sábado (6). Apesar do aumento de ocorrências nessa época do ano, o coordenador do projeto Cetáceos considera que esse número atual está acima da média.

“Nós estamos com uma anormalidade dessa quantidade em tão pouco tempo. Nós temos um controle diário do controle de animais, e estamos com um pico anormal nesse período”, disse.

Por g1 RN e Inter TV Cabugi




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 605149
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!