noticias628 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

Corpo de Bombeiros orienta população como evitar ataques de abelhas

Publicada em 04/02/23 às 23:21h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Corpo de Bombeiros orienta população como evitar ataques de abelhas  Compartilhar a noticia Corpo de Bombeiros orienta população como evitar ataques de abelhas  Compartilhar a noticia Corpo de Bombeiros orienta população como evitar ataques de abelhas

Link da Notícia:

Corpo de Bombeiros orienta população como evitar ataques de abelhas
Em janeiro de 2023, o órgão registrou 37 ocorrências contra 33 do primeiro mês de 2022  (Foto: Crédito da foto: Cedida)

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte vem orientando à população para evitar atitudes que possam fazer com que as abelhas se sintam ameaçadas, como provocar barulho ou agitar objetos próximos na tentativa de espantá-las.

De acordo com levantamento repassado pelo CBMRN local, o número de ocorrências com abelhas em Mossoró aumentou em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. No primeiro mês de 2023, o Corpo de Bombeiros registrou 37 ocorrências. Em janeiro de 2022, o número chegou a 33.

Até por conta do perigo, o Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para não exterminar ou “espantar” as abelhas. O órgão explica que as abelhas são animais de extrema importância para o meio ambiente.

“As abelhas desempenham um papel importante no meio ambiente, então exterminá-las é crime ambiental”, conta o 2º tenente Arthur Lima Quintino, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mossoró. Ele destaca o caminho correto para a população proceder quando se deparar com os enxames de abelha.

“O correto é acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193, para que a guarnição de serviço vá até o local com o equipamento adequado para realizar a captura e posterior devolução à natureza em um local livre de perigo para a sociedade”.

Arthur Quintino também lembra que a pessoa não deve jamais tocar ou derrubar o enxame. “Manter distância do local que elas estiverem, principalmente pessoas com baixa mobilidade e crianças, além dos próprios adultos e animais domésticos”.

As abelhas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, assumindo grande importância na manutenção da vida no planeta. A principal função executada pelas abelhas é a polinização. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), elas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES

O Corpo de Bombeiros também destaca outras recomendações que visam a segurança da população. Uma delas diz respeito quando encontrar um enxame de abelhas em deslocamento. A recomendação é que ao se deparar abaixar-se.

Se perceber que será atacado, o Corpo de Bombeiros recomenda que a pessoa corra, preferencialmente em zigue-zague. Outra é para o popular não emitir sons, não gritar, por exemplo, pois as abelhas são atraídas por ruídos.

Outro ponto destacado pelo Corpo de Bombeiros é ter bastante atenção ao passar por locais de mata. Também deve evitar, ao máximo, movimentos bruscos e excessivos quando estiver próximo a colmeias.

O cidadão também deve afastar os animais domésticos do enxame. A recomendação, para esta situação, é que qualquer barulho que o animal faça poderá provocação irritação e, consequentemente, um ataque. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, os pais ou responsáveis devem ensinar às crianças a se precaverem e não matar as abelhas.

Por fim, o Corpo de Bombeiros também faz recomendação para quem é alérgico ou foi atacado. No primeiro caso, a corporação enfatiza para quem for alérgico a picadas, perguntar ao seu médico o que fazer e se for picado, a remoção imediata dos ferrões é uma das primeiras medidas a tomar, pois eles continuam liberando o veneno.

 

Abelhas são de vital importância para ecossistemas e agricultura

As abelhas contribuem para a perpetuação das matas nativas e de toda fauna da região. Os insetos polinizadores, em especial as abelhas, são de vital importância para os ecossistemas e a agricultura.

As abelhas sem ferrão pertencem à tribo Meliponina (Hymenoptera, Apidae). São 52 gêneros e centenas de espécies identificadas, com distribuição na América do Sul, Central, Ásia, Ilhas do Pacífico, Austrália, Nova Guiné e África. As abelhas nativas são essenciais para a polinização de algumas culturas usadas na alimentação humana, como tomate, berinjela, café e caju, dentre outras.

Com a polinização, as abelhas sem ferrão também possuem um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais. É atribuída a esses insetos a responsabilidade pela polinização de 30% das espécies de biomas como a Caatinga e Pantanal e até 90% das espécies da Mata Atlântica. A proteção das Meliponina está diretamente ligada à preservação da flora e da fauna silvestres.

No Brasil, existem cerca de 240 espécies de abelhas sem ferrão catalogadas e somos referência mundial nas tecnologias de criação e manejo destes insetos. São abelhas sociais, muitas delas exclusivas do País, geralmente dóceis e podem produzir muito mel.

 

RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS:

- É recomendável abaixar-se ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento

- Se perceber que será atacado, corra, de preferência, em zigue-zague

- Não grite. As abelhas são atraídas por ruídos

- Ter bastante atenção ao passar por locais de mata

- Evitar movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias

- Afaste animais domésticos do enxame. Qualquer barulho pode irritá-las e desencadear um ataque

- Ensine às crianças a se precaver e não matar as abelhas

- Caso seja alérgico a picadas, perguntar ao médico o que fazer

- Caso seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando o veneno


Fonte: Corpo de Bombeiros




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 605251
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!