noticias488 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

Idema emite Licença Prévia para obras de drenagem e aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra

Publicada em 26/07/23 às 07:51h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Idema emite Licença Prévia para obras de drenagem e aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra  Compartilhar a noticia Idema emite Licença Prévia para obras de drenagem e aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra  Compartilhar a noticia Idema emite Licença Prévia para obras de drenagem e aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra

Link da Notícia:

Idema emite Licença Prévia para obras de drenagem e aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra
 (Foto: Créditos: Sandro Menezes)
O documento tem validade de cinco anos e estabelece 50 condicionantes que deverão ser atendidas pela Prefeitura de Natal.

A diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte acatou o parecer técnico dos analistas ambientais do órgão e emitiu na tarde desta terça-feira (25), a Licença Prévia (LP) das obras de Aterro Hidráulico (Engorda) e Drenagem da Praia de Ponta Negra, para a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O ato administrativo atesta a viabilidade ambiental das intervenções na orla e tem validade de cinco anos.  

A emissão da Licença Prévia estabelece 50 condicionantes que deverão ser atendidas pelo empreendedor. Entre os principais pontos que precisam de complementações, estão a realização de monitoramento da erosão costeira, o comportamento da praia afetada e adjacentes, das espécies marinhas no entorno da jazida de onde será retirada a areia, a redução de vetores de zoonoses e a questão do trânsito na região de Ponta Negra durante as obras, por exemplo. 

Além disso, é destacado que a Prefeitura tem um prazo de 180 dias para fornecer a lista de espécies de interesse econômico para pesca local; informar alternativas temporárias para mitigação dos impactos durante a fase de implantação do empreendimento e informar quais medidas serão adotadas para que a atividade pesqueira, incluindo o arrasto de praia, ocorra minimamente impactado. 

Segundo o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a conclusão dessa primeira etapa do licenciamento permitirá à Seinfra iniciar os processos licitatórios para elaboração dos projetos executivos. "Cumprimos nosso papel institucional e agora torcemos para que a Prefeitura de Natal providencie os trâmites administrativos, vislumbrando a observância das condicionantes ambientais impostas", afirmou. 

O gestor ressaltou, ainda, que a Licença Prévia não permite ao empreendedor realizar qualquer intervenção na praia. "A Prefeitura terá obrigatoriamente que apresentar os documentos, projetos de monitoramentos  indicados e atender as solicitações feitas nas condicionantes para que o Idema na sequência possa dar prosseguimento às análises e emissão da Licença de Instalação e Operação, a qual autoriza o início do projeto de engorda e drenagem", explicou Aguiar.

 A Licença Prévia recebeu as assinaturas do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, do diretor técnico, Werner Farkatt, e do coordenador de Meio Ambiente, Francisco Jozivan do Nascimento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 605637
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!