noticias525 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

CIDADES

Dos 34 municípios do RN com novas UBSs, 14 são em Mossoró e região Oeste do Estado

Publicada em 24/03/24 às 07:20h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dos 34 municípios do RN com novas UBSs, 14 são em Mossoró e região Oeste do Estado  Compartilhar a noticia Dos 34 municípios do RN com novas UBSs, 14 são em Mossoró e região Oeste do Estado  Compartilhar a noticia Dos 34 municípios do RN com novas UBSs, 14 são em Mossoró e região Oeste do Estado

Link da Notícia:

Dos 34 municípios do RN com novas UBSs, 14 são em Mossoró e região Oeste do Estado
Governadora Fátima Bezerra participou do lançamento do PAC Seleções em Brasília  (Foto: Crédito da foto: Ricardo Stuckert)
Com 222 projetos aprovados no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o Rio Grande do Norte vai receber investimentos em obras estruturantes em todas as regiões. Projetos contemplam os eixos e sub-eixos do programa, alcançando 120 município

Com 222 projetos aprovados no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o Rio Grande do Norte vai receber investimentos em obras estruturantes em todas as regiões. Os projetos contemplam os vários eixos e sub-eixos do programa, alcançando 120 municípios, com investimentos de mais de R$ 45 bilhões, em obras e serviços até 2026. 

O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025. Trata-se do maior programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, conjuntamente com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. O PAC tem com o objetivo acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, por meio da geração de emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

Segue abaixo um levantamento sobre as cidades contempladas na região Oeste do Rio Grande do Norte, em seus respectivos eixos e sub-eixos:

- Dos 34 munícipios do Rio Grande do Norte contemplados com novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do novo PAC Saúde, 14 são na região Oeste do Estado.

Assú, que receberá duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte I, destinada e apta a abrigar uma Equipe de Saúde da Família. Campo Grande, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Ipanguaçu, Itajá, Rafael Godeiro, Riacho Da Cruz, São Francisco do Oeste, Serra do Mel, Tenente Ananias e Triunfo Potiguar receberão uma unidade de mesmo porte.

Baraúna e Pendências receberão uma UBS de Porte II, cada município, destinada e apta a abrigar, no mínimo, três Equipes de Saúde da Família; Mossoró receberá uma de porte II e uma de porte III, esta última destinada e apta a abrigar, no mínimo, 3 (três) Equipes de Atenção Básica, com número de profissionais compatível a 3 (três) Equipes de Atenção Básica. Ainda no sub-eixo da Atenção Primária, João Dias, Mossoró, Porto do Mangue, Santana do Matos e São Miguel também receberão uma Unidade Odontológica Móvel.

Assú será contemplada ainda com duas ambulâncias SAMU 192, Baraúna com uma, Mossoró com cinco e Umarizal com uma, também dentro do mesmo eixo da Saúde, mas no sub-eixo Atenção Especializada. Assú receberá ainda um Centro Especializado em Reabilitação - CER IV.

No eixo da Cultura, Mossoró foi contemplada com a construção de um CEU, equipamento cultural de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente.

 

 Investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia

No eixo Educação, Ciência e Tecnologia, sub-eixo Educação Básica, os municípios de Assú, Água Nova, Baraúna, Caraúbas, Francisco Dantas, Itaú, Paraná, Paraú, Pau dos Ferros, Pilões, Porto do Mangue, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Tibau foram selecionados a receber uma Creche/Escola de Educação Infantil. No mesmo eixo e sub-eixo, Alexandria, Areia Branca, Campo Grande, Pau dos Ferros e São Miguel receberão escolas de tempo integral dentro do novo PAC.

Água Nova, Angicos, Alto do Rodrigues, Baraúna, Encanto, Dr. Severiano, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Mossoró, Pau dos Ferros, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Severiano Melo, Tenente Ananias e Upanema também receberão um ônibus escolar, cada município.

Assú, Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros, dentro do eixo Infraestrutura Social Inclusiva e sub-eixo Esporte, serão contempladas com espaços esportivos comunitários.


FONTE: DEFATO.COM




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 618689
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!