noticias23 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

CIDADES

Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar

Publicada em 20/05/24 às 11:48h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar  Compartilhar a noticia Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar  Compartilhar a noticia Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar

Link da Notícia:

Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar
 (Foto: Renato Medeiros)

Terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a barragem de Umari chegou à sua capacidade máxima e transbordou na madrugada desta segunda-feira (20), segundo confirmou o presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Paulo Sidney.

A sangria, como o transbordamento é conhecido, começou por volta das 3h30 e acontece pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, a barragem sangrou no dia 9 de abril, depois de 14 anos.

O reservatório é oficialmente denominado Barragem Senador Jessé Pinto Freire e fica localizado no município de Upanema, no Oeste potiguar. Essa é a terceira sangria resgistrada no local, desde a conclusão da sua construção, em 2022.

Segundo o Igarn, a água vertida pelo sangradouro percorre o rio do Carmo, que se encontra com o Rio Mossoró e desagua no mar em Areia Branca.

“A gente já tinha perdido um pouco da esperança que ela sangrasse esse ano, porque já havia chegado muito perto e não sangrou, mas houve uma forte chuva em Campo Grande, ontem, que provocou essa sangria”, explicou Paulo Sidney.

De acordo com o boletim divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), na manhã desta segunda, a chuva registrada em Campo Grande foi de 162,4 milímetros.

A barragem tem capacidade de armazenar 292,8 milhões de metros cúbicos de água – ficando atrás apenas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (1,9 bilhão de m³) e da barragem Santa Cruz, em Apodi (482 milhões de m³).

Embora Umari tenha uma grande capacidade de armazenamento, não é utilizada para abastecimento humano. Segundo o Igarn, a água é usada principalmente por agricultores, na irrigação de suas plantações.


G1 RN




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 637798
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!