noticias373 Seja bem vindo ao nosso site Eugênio Freitas!

RIO GRANDE DO NORTE

Campanha da Fraternidade quer sensibilizar sociedade para o flagelo da fome

Publicada em 20/02/23 às 18:14h

Eugênio Freitas


Compartilhe
Compartilhar a noticia Campanha da Fraternidade quer sensibilizar sociedade para o flagelo da fome  Compartilhar a noticia Campanha da Fraternidade quer sensibilizar sociedade para o flagelo da fome  Compartilhar a noticia Campanha da Fraternidade quer sensibilizar sociedade para o flagelo da fome

Link da Notícia:

Campanha da Fraternidade quer sensibilizar sociedade para o flagelo da fome
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023  (Foto: Crédito da foto: Reprodução)

FONTE: DEFATO.COM


Campanha da Fraternidade será lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas. A 59ª edição da campanha traz como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Será a terceira vez que tem como temática o combate à fome


A Campanha da Fraternidade 2023 será lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 22, durante coletiva realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com transmissão ao vivo pelas emissoras católicas e redes sociais.

Em Mossoró, a Diocese de Santa Luzia lançará a campanha no domingo, 26, em missa celebrada pelo bispo dom Mariano Manzana, na Catedral, às 19h.

A 59ª edição da campanha traz como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O objetivo é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, por meio de compromissos que transformem essa situação à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

Esta será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade tem como temática o combate à fome. O tema foi trabalhado em 1975, com o lema “Repartir o pão” e em 1985, “Pão para quem tem fome”.

Para a Igreja Católica, a fome é um escândalo e um contratestemunho. “Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos. Afinal, como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome?”, questiona.

A Campanha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.

A CNBB, em seu comunicado sobre a Campanha da Fraternidade 2023, propõe que “no campo da educação podemos falar que é urgente educar as crianças e jovens para que consigam olhar para o outro e se compadecer; sejam capazes de questionar as estruturas injustas da sociedade; sejam desapegados dos bens materiais e capazes de doar solidariedade o que tem.

“Infelizmente, a situação da fome se agrava porque estamos em cultura de indiferença e resignação que, muitas vezes, é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não entendemos a urgência da fome dos outros e ainda os julgamos a partir de um olhar meritocrático e privilegiado. Muitas vezes, as crianças são ensinadas a desconfiar e odiar os pobres. Nesse sentido, as escolas católicas têm o dever moral de desconstruir esse julgamento e formar a consciência das crianças, jovens e dos pais para a empatia, a justiça, a solidariedade e o senso de fraternidade.”

 

Objetivo Geral da CF 2023

 

SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Objetivos Específicos

- COMPREENDER a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo;

- DESVELAR as causas estruturais da fome no Brasil;

- INDICAR as contradições de uma economia que mata pela fome;

- APROFUNDAR o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome;

- ACOLHER o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna;

- INVESTIR esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil;

- ESTIMULAR iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis;

- RECONHECER e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada;

- MOBILIZAR a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.

Catedral de Santa Luzia, em Mossoró


Primeiro dia da Quaresma tem ampla programação de missas

A Quarta-feira de Cinzas, 22, o primeiro dia da Quaresma, dos quarenta dias que conduzem a comunidade católica à Páscoa, será celebrada em Mossoró com ampla programação de missas. As comunidades de fé da Diocese de Santa Luzia vão vivenciar o dia Sagrado com a Santa Missa e a imposição das Cinzas, ritual penitencial da Igreja Católica.

Veja a programação das Missas de Cinzas em Mossoró:

- Paróquia Santa Luzia - 17h e às 19h (presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana) na Catedral de Santa Luzia, Centro.

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Matriz- às 19h (Alto da Conceição)

- Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Matriz- às 19h (Conjunto Abolição II)

- Paróquia Menino Jesus – Matriz - às 9h (Conjunto Santa Delmira)

- Paróquia São José - Matriz- às 17h (Bairro São José)

- Paróquia São João Batista - Matriz- às 19h (Bairro Doze Anos)

- Paróquia São Paulo – Matriz- às 18h30 (Nova Betânia)

- Paróquia São Manoel – Matriz- às 19h30 (Alto de São Manoel)

- Paróquia Sagrada Família – Matriz- às 19h30 (Conjunto Vingt Rosado)

- Santuário de Santa Clara – às 17h- (Bairro Dom Jaime Câmara)

- Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz em Tibau – às 17h

 

Campanha da Fraternidade surgiu no RN há 59 anos

 

O assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, responde a pontos importantes da Campanha da Fraternidade.

Quando surgiu a Campanha da Fraternidade?

Surgiu em 1962, como uma iniciativa da Diocese do Rio Grande do Norte, em Natal. Dois anos depois, a Campanha da Fraternidade se tornava uma iniciativa nacional. O Brasil inteiro, em 1964, já celebrava a ação da fraternidade. Em 2024, vamos celebrar os 60 anos da campanha.

 

Qual o principal objetivo da campanha?

A Campanha da Fraternidade visa uma proposta de conversão. Por isso, ela acontece no Tempo da Quaresma, que é o tempo propício para a conversão. Mas não é uma proposta de conversão apenas individual, vai além; ela quer ser também uma proposta comunitária, eclesial e social. A vontade de Deus sempre se revela como desejo de vida para um povo. Sempre que Deus chama uma pessoa, Ele vocaciona uma pessoa para a vida do seu povo.

 

Com o tema “Fraternidade e Fome”, qual a mensagem que a Igreja pretende passar ao mundo?

É a terceira vez que refletimos sobre a fome. Trabalhamos o tema em 1975, 1985 e agora em 2023. Infelizmente, após o Brasil voltar ao mapa da fome. A mensagem que a Igreja quer passar vem do evangelho, está em São Mateus (13: 14 – 21), nele Jesus nos ensina que os famintos não precisam ir embora, “dai-lhes vós mesmo de comer”. A resolução do problema da fome passa por todos os discípulos de Jesus. A fome no Brasil e no mundo não vai se resolver por parte de algumas pessoas muito ricas, vai ser resolvido como compromisso ainda que pequeno de todo discípulo de Jesus.

 

Como os cristãos podem colocar em prática o lema deste ano?

Com gestos simples. Não conseguimos sanar a fome do Brasil, mas temos condições de sanar a fome de um irmão que bate a nossa porta. Temos condições de nos organizar comunitariamente e sanar a fome de uma família, no nosso bairro. Temos condições de cobrar dos poderes públicos e da sociedade civil organizada atitudes concretas para diminuir a desigualdade social no país.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 9.9904-0161

Visitas: 606297
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2024 - Eugênio Freitas - FELIZ 2022!